Submissão de Trabalhos
Apresentação dos trabalhos científicos: clique aqui e confira o local!
Solicitamos aos apresentadores que verifiquem novamente o local de suas apresentações, pois houve alterações em alguns locais divulgados anteriormente.
Informações sobre a apresentação oral:
- Tempo de apresentação: 10 minutos.
- O arquivo da apresentação deverá ser enviado ao e-mail do moderador até quarta-feira, 16 de outubro de 2024.
- É importante chegar pontualmente e permanecer até o final das apresentações de todos os trabalhos.
- Ao término das apresentações, os autores devem se dirigir ao auditório do DEM, onde acontecerá a premiação dos melhores trabalhos.
Resumos aprovados para apresentação no VI COENF: clique aqui e faça o download da planilha.
Os resumos aprovados estão organizados de acordo com as categorias às quais foram submetidos.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS
Início das submissões dos resumos: 04/03/2024
Data limite para envio dos resumos: 05/04/2024 às 23h59min (horário de Brasília).
Divulgação do resultado da avaliação: 31/07/2024
Os resumos deverão ser submetidos pela internet, exclusivamente.
Os trabalhos deverão ser enviados em formato Word para o e-mail coenf@ufv.br, com os seguintes dados de identificação:
• Categoria e eixo temático no qual o trabalho está inscrito;
• Nome completo do relator e e-mail (a confirmação do recebimento do resumo, pela comissão científica será nesse e-mail indicado).
1. CATEGORIAS
1. Trabalho original: pesquisa em andamento ou concluída, com método claro e apresentando os resultados parciais ou finais do estudo.
2. Revisão de literatura: revisões narrativas, integrativas, escopo, rápidas, sistemática com ou sem metanálise e guarda-chuva, com método específico para cada tipo de revisão.
3. Relato de experiência (de ensino, pesquisa, extensão ou assistência): deve-se relatar o objeto da experiência, o contexto em que ocorreu, a descrição das atividades (incluindo período de realização, local e participantes envolvidos, técnicas ou métodos adotados), análise dos resultados e considerações finais. Nesta categoria de trabalho será aceito relato de experiência que foi desenvolvido ou está em andamento.
• O resumo deve ser enviado em lauda com margem superior e esquerda 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm, em formato word, letra Times New Roman, tamanho da fonte 12, espaçamento simples, de acordo com o template disponível (clique aqui para download). O participante deverá realizar o download do template, gentileza não modificar a estrutura elaborada pela comissão organizadora!
• Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. Deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA E EM NEGRITO, sem recuo, texto justificado e conter no máximo 20 palavras.
• Autores: informar nome completo e filiação institucional (em nota de rodapé). O número de autores máximo permitido é: 06 (seis) para pesquisa e revisão de literatura e 10 (dez) para relato de experiência. O nome do relator/apresentador deverá ser sublinhado. Sugere-se que o nome do orientador/responsável pela pesquisa/relato de experiência seja incluído como último autor.
• Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso, conter entre 200 e 250 palavras, e ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples e sem parágrafo. Deve ser redigido em parágrafo único e conter os seguintes tópicos: objetivo(s), método (ou contexto e descrição das atividades para relato de experiência), resultado(s) e considerações finais ou conclusões. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta.
• Apresentar de 3 a 5 descritores constantes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível para consulta no site http://www.bvs.br. Os descritores e o título não devem ser contabilizados nos caracteres do resumo.
• Fonte(s) de financiamento: em caso de financiamento, o nome do órgão financiador deverá ser descrito.
• Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes, se pertinente.
• Os trabalhos oriundos de pesquisa em andamento/concluídas que envolverem seres humanos e/ou animais (INCLUINDO ESTUDOS DE CASO) devem apresentar o número do protocolo de aprovação do parecer do Comitê de Ética (CEP) no corpo do resumo. A aprovação pelo CEP fica dispensada em relatos de experiência, por se tratar de trabalho de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados da prática cotidiana não envolvem a identificação de nenhum participante. Não será necessário o envio da comprovação. A não observância desta orientação incorrerá em RECUSA para avaliação.
• Os resumos que não atenderem às normas de elaboração de resumos ou que possibilitem a identificação dos autores no corpo do texto serão recusados.
• Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos no resumo devido à limitação de espaço.
2. MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO: apresentação oral
- A apresentação oral deverá ser confeccionada utilizando o template disponibilizado: clique aqui para download do template. O participante deverá realizar o download do template, gentileza não modificar a estrutura elaborada pela comissão organizadora!
- Os dias e horários das apresentações orais serão disponibilizados no site do evento até o dia 04/10/2024.
- As apresentações orais ocorrerão presencialmente em salas a serem informadas posteriormente ao aceite dos trabalhos, no site do congresso.
- O autor-relator deverá estar presente na sala no horário indicado na programação do evento, para realizar a apresentação do trabalho.
- As demais orientações relacionadas à apresentação oral serão divulgadas no site do evento, após o aceite dos trabalhos submetidos.
- ATENÇÃO: Para a submissão de trabalhos científicos no VI Congresso de Enfermagem da UFV / XIV Semana de Enfermagem da UFV, o autor principal (primeiro autor) deverá enviar o comprovante de pagamento de inscrição para o email: coenf@ufv.br (juntamente com o resumo).
3. EIXOS TEMÁTICOS:
3.1 EDUCAÇÃO E ENSINO NO CUIDADO EM SAÚDE:
- Formação dos profissionais na área da enfermagem.
- Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos.
- Educação continuada e permanente.
- Metodologias ativas de ensino.
- Práticas da educação em saúde integrando ensino, pesquisa e extensão.
- Políticas de educação em saúde.
3.2 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM:
- Práticas baseadas em evidências.
- Cuidados de enfermagem.
- Referenciais teórico-metodológicos.
- Raciocínio clínico.
- Sistemas de linguagem padronizada.
- Sistematização da assistência de enfermagem.
- Segurança do paciente.
3.3 GERÊNCIA E GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE:
- Gestão e gerenciamento do sistema e serviços de saúde.
- Liderança.
- Organização dos processos de trabalho.
- Trabalho em equipe.
- Saúde e segurança do trabalhador.
3.4 HISTORICIDADE DA ENFERMAGEM:
- História da enfermagem.
- Identidade profissional.
- Representação social do enfermeiro.
- Ética e bioética na enfermagem e na saúde.
- Responsabilidade social no cuidado em saúde.
- Enfermagem e a dimensão política do cuidado.
- Impacto social do cuidado na enfermagem e na saúde.
3.5 Área temática especial: HISTÓRIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFV
- Aspectos históricos do curso de enfermagem da UFV.
- Eu, egresso da enfermagem da UFV: trajetória profissional.
4. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE RESUMOS
Além de atender aos requisitos descritos, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:
- Adequação aos eixos temáticos;
- Relevância, atualidade e inovação;
- Adequação do título;
- Adequação metodológica para o alcance do(s) objetivo(s) e do(s) resultado(s) apresentado(s);
- Abordagem do(s) resultado(s) e sua contribuição ao desenvolvimento da enfermagem ou da saúde;
- Considerações finais ou conclusões coerentes com o(s) objetivo(s) proposto(s) e resultado(s);
- Características do resumo no que se refere à organização, capacidade de síntese, clareza e coerência;
- Descritores condizentes e contidos no DeCS.
Observações:
- Resumos que não cumprirem as normas descritas não serão aceitos.
- O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.
- Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso, em mídia eletrônica, com ISSN. Desta forma, é fundamental atentar para questões ortográfica e gramatical. Deve-se observar as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.
5. CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
Será disponibilizado on line e pelo correio eletrônico do autor correspondente (autor principal) apenas um certificado por trabalho apresentado, no qual constarão os nomes de todos os autores.
Trabalhos aprovados, mas que não forem apresentados de forma oral em dia e horário estabelecidos, não receberão a certificação de apresentação e não comporão os anais.
Os anais serão disponibilizados no site do congresso até o final de novembro de 2024. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos apresentados durante o congresso farão parte da publicação.
6. LIMITE DE RESUMOS POR PARTICIPANTE
Cada participante poderá submeter e apresentar no máximo dois resumos. Entretanto, não existe limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.
7. PREMIAÇÃO
Serão premiados, com certificação, o melhor trabalho de cada categoria:
1.Trabalho original.
2.Revisão de literatura.
3.Relato de experiência.
4.Relato de trajetória profissional do egresso.